Disciplina

Matemática financeira 

Introdução

Um dos propósitos principais de se administrar uma pequena ou grande empresa com fins lucrativos – seja ela comercial, de bens ou de serviços – é a maximização dos resultados de sua atividade produtiva

Para que isso aconteça, precisamos controlar o processo de produção da organização, estimulando a criatividade e motivando os funcionários. Essa medida que promove a regulação em termos de inovação mantém a empresa competitiva no mercado.

Mas, para sustentar essa competitividade, é necessário que a organização controle, também, suas finanças.

Esta disciplina lhe fornecerá as ferramentas essenciais a essa atitude – que vão desde os fundamentos básicos da Matemática Financeira até avançados conceitos de análise de investimentos. Esse conhecimento é fundamental para o profissional da área de gestão.

Objetivos

  • Descrever a importância dos elementos da Matemática Financeira para as organizações;
  • Discutir sobre os sistemas de capitalização e amortização;
  • Analisar a viabilidade financeira de projetos de investimentos.

Ementa

Regime de capitalização

Nesta aula, estudaremos o conceito de juros como remuneração de capital investido ou como custo de capital de terceiros. Além disso, entenderemos a diferença entre os regimes de capitalização de juros simples e compostos, a partir da abordagem das taxas de juros efetiva e nominal. Em seguida, discutiremos sobre o valor do dinheiro no tempo, identificando a equivalência entre valor presente e valor futuro. Por fim, trataremos dos tipos de descontos praticados no mercado financeiro.

Séries de pagamentos

Nesta aula, trataremos das séries de pagamentos através da discussão sobre capitalização e amortização. Sendo assim, entenderemos a concepção e o emprego de dois sistemas de amortização muito utilizados no mundo dos negócios: o Sistema de Prestações Constantes (PRICE) e o Sistema de Amortizações Constantes (SAC).

Videoaula

Videoaula

Videoaula

Vídeoaula

Fluxo de caixa e projeção financeira

Nesta aula, aprenderemos a elaborar o fluxo de caixa de um projeto de investimento, a partir da equivalência de capitais das projeções financeiras futuras que o compõem. Através desse entendimento, identificaremos se o projeto é viável ou não em termos de gastos financeiros. Estudaremos, também, as seguintes técnicas de análise da viabilidade financeira: método do Valor Presente Líquido (VPL), método da Taxa Interna de Retorno (TIR) e método do Payback. Para que possamos entendê-las, veremos os aspectos relativos ao custo de capital e à taxa de atratividade do projeto. Sob a ótica econômica e financeira, esse estudo é fundamental para a avaliação, comparação e seleção de projetos.

Uso da calculadora HP 12C

Nesta aula, conheceremos as particularidades operacionais de uma das mais importantes ferramentas de auxílio aos cálculos financeiros: a calculadora eletrônica HP 12C, que contém as principais funções e fórmulas financeiras. Ela foi concebida para facilitar os cálculos. Basta seguir uma sequência de operações simples, que se limita apenas a informar à calculadora os dados de um problema, e o aparelho realizará as contas automaticamente. Mas de nada adiantará dispor de uma calculadora desse nível se não tivermos o conhecimento prévio a respeito dos conceitos de Matemática Financeira.

Bibliografia básica

CASAROTTO FILHO, N. Análise de investimentos. São Paulo: Atlas, 2007.

LAPPONI, J. C. Projetos de investimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

SAMANEZ, C. P. Matemática Financeira: aplicações à análise de investimentos. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

Bibliografia complementar

CASTANHEIRA, N. P. Matemática Financeira. Curitiba: IBPEX, 2010.

GIMENES, C. M. Matemática Financeira. São Paulo: Pearson, 2010.

MEGLIORINI, E. Administração Financeira – uma abordagem brasileira. São Paulo: Pearson, 2009.

PIERRO NETTO, S. D. Matemática Financeira. São Paulo: Makron Books, 1998. 

ZENTIGRAF, W. Matemática Financeira. Rio de Janeiro: Campus, 2006.